Tamanho do texto

O vídeo foi um fenômeno mundial em 1983, quando foi lançado

O Rei do Pop Michael Jackson é conhecido por suas músicas dançantes e seus clipes extremamente bem produzidos. Mesmo após sua morte em 2009, o cantor continua sendo fenômeno mundial e referência para muitos dos novos artistas que surgiram após seu legado, principalmente com seu clipe mais famoso: "Thriller".

Leia também: Confira quem irá se apresentar no prêmio WME 2018 amanhã (04)

Imagem de divulgação do icônico clipe
Reprodução
Imagem de divulgação do icônico clipe "Thriller" de Michael Jackson


Exatamente no dia 02 de dezembro de 1983, que o vídeo  " Thriller " foi lançado. A música faz parte do álbum de mesmo nome, que inclusive é um dos mais vendidos de todos os tempos. O motivo? O clipe, que fez com que as vendas do CD estourassem.

O clipe foi o primeiro a ganhar exibição 3D IMAX na história, em setembro deste ano. Na época de seu lançamento, porém, os convidados para assistir não eram qualquer pessoa.

Diana Ross, Warren Beatty, Prince, Eddie Murphy compareceram na estreia, enquanto Marlon Brando, Fred Astaire, Rock Hudson e Jackie Kennedy Onassis fizeram questão de visitar Michael no set de filmagem. 

Leia também: Projeto póstumo de David Bowie é lançado; ouça "Glastonbury 2000"

A revista norte-americana Vanity Fair, que também havia sido convidada para a estreia, escreveu: "Catorze minutos após o início, o público estava de pé, aplaudindo e chorando, ‘Mais um! Mais um!’ e Eddie Murphy gritou “Mostre mais uma vez!” E eles mostraram". 

Contabilizando mais de 500 milhões de visualizações, "Thriller" tem algumas curiosidades:

  • Primeiro clipe musical gravado em filme
  • Primeira estreia mundial de um clipe musical realizada pela MTV
  • Primeiro clipe musical a chegar às telonas
  • Primeiro (e único) clipe musical a ser introduzido no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso dos EUA
  • Primeiro clipe musical a inspirar uma coreografia de dança viral
  • Primeiro clipe musical a ser lançado em IMAX 3D
  • A música “Thriller” voltou ao ranking Hot 100 em 20 de novembro de 2018, ocupando a posição 31, a mais alta desde 7 de abril de 1984
  • Inspirou o maior flash mob (reconhecido pelo Guinness): 13.597 fãs realizaram a coreografia de Thriller na Cidade do México em agosto de 2009
  • “Thriller foi o Cidadão Kane dos curtas,” afirmou Joe Vogel, historiador da música.

Relembre o clipe:



Leia também: Acústico MTV voltará a ser produzido

Até hoje a famosa coreografia de " Thriller " é relembrada e continua sendo uma das mais dançadas, seja pelos jovens ou por pessoas mais velhas. No filme "De Repente 30", por exemplo, a personagem principal imita os passos de dança no meio de uma festa chique. Vale lembrar que Michael Jackson já foi indicado a 944 prêmios, vencendo 780 deles. 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.