Tamanho do texto

Conhecida como "Rainha do Soul" a cantora faleceu nesta quinta-feira (16), deixando quatro filhos e um legado

A quinta-feira (16) amanheceu com uma triste notícia para o mundo musical. Aretha Franklin, responsável por ser uma das maiores vozes do gênero Soul, não resistiu à luta contra um câncer no pâncreas e faleceu em Detroid, nos EUA. 

Leia também: Lady Gaga interpreta cantora no início da carreira no filme  "A Star Is Born

Aretha Franklin deixou quatro filhos aos 76 anos em decorrência de um câncer no pâncreas
shutterstock
Aretha Franklin deixou quatro filhos aos 76 anos em decorrência de um câncer no pâncreas


Aretha Franklin deixou quatro filhos e um legado. Foram X anos de carreira com muitos sucessos que colocaram a cantora no posto de segunda a ter recebido mais Grammys na história. 

Leia também: Jean-Michel Jarre anuncia álbum que comemora seus 50 anos de música

Selecionamos alguns dos maiores sucessos da "Rainha do Soul", como ficou conhecida, para relembrar sua carreira. Confira algumas das músicas:

I Say A Little Prayer - 1968

Don't Play That Song (You Lied) - 1970

You Make Me Feel Like (A Natural Woman) - 1967

Since You've Been Gone (Sweet, Sweet Baby) - 1968

Baby I Love You - 1967

Think - 1968

Day Dreaming - 1972


Sobre Aretha Franklin

Nascida em 1942, no Tennessee, a Rainha do Soul começou cantando música gospel na Igreja de seu pai. Desde cedo a família e os amigos perceberam o talento da cantora, e aos 14 anos ela gravou seu primeiro disco, "Songs Of Faith", ainda no estilo gospel. 

Em 1961 a cantora assinou um contrato com a Columbia Records, onde ela trabalharia com John Hammond, responsável por grandes talentos da época como Billie Holiday e Count Basie. Enquanto estava com a Columbia Records, Aretha gravou 9 álbuns, mas nenhum atingiu o grande sucesso que era esperado. 

O não sucesso fez com que ela assinasse com a Atlantic Records, e lançasse a música "I Never Loved a Man the Way I Love You". A faixa foi parar em primeiro lugar nas maiores rádios de R&B dos Estados Unidos. Desde então a artista começou a ficar cada vez mais conhecida, agora no ritmo de Soul. 

Leia também: Tudo sobre a carreira da cantora Ludmilla

Aretha Franklin foi a primeira mulher a entrar para  Rock and Roll Hall of Fame. Ela também tem uma estrela na calçada da fama em Hollywood, e sua voz foi considerada um fenômeno natural pelo governo do estado de Michigan. Eleita a 1ª na lista de "Maiores Cantores de Todos os Tempos" pela revista Rolling Stone, Aretha tem reconhecimento no mundo todo, mas principalmente nos Estados Unidos por ser um "símbolo de igualdade racial" e representar a "voz da América negra". 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.