Tamanho do texto

O equipamento usado para gravar "Stairway To Heaven" será leiolado

Quem gosta de rock conhece bem a banda Led Zeppelin. E quem conhece a banda, certamente sabe que uma de suas músicas mais famosas é "Stairway To Heaven". Acontece que o equipamento usado para gravar essa e outras músicas famosas, não só dessa banda, será leiolado. 

Leia também: Dificuldades antes da fama: conheça quem era Pabllo Vittar antes do sucesso

A "mesa de som" é uma junção de dois aparelhos: um da gravadora Island e outro da Space Studios. E não foi só o clássico do  Led Zeppelin que esse equipamento gravou: "Holy Holy", de David Bowie e "After Midnight", de Eric Clapton. 

Aparelho que gravou clássico de Led Zeppelin
Reprodução
Aparelho que gravou clássico de Led Zeppelin



Um semelhante a este foi vendido por US$1,8 milhões. O motivo? Havia sido a ferramenta de gravação de "The Dark Side Of The Moon", de Pink Floyd. Os especialistas acreditam que o preço do aparelho que será leiolado seja igual ou maior ao que já foi vendido.

Leia também: Novo clipe de Alex Fava aborda depressão

Sobre Stairway To Heaven

Lançada em 1971, "Stairway To Heaven" faz parte do quarto álbum de estúdio da banda, "Led Zeppelin IV", e é considerada uma das maiores músicas de todos os tempos. Com oito minutos de duração, a canção tem momentos distintos: no começo, apenas o violão, depois gruitarra a bateria, e cada vez mais mudando o tipo da composição, passando do hard rock até partes mais calmas. 



Jimmy Page, guitarrista da banda, afirma que "Stairway To Heaven" mostrou a banda como uma unidade. "Ela tinha tudo e mostrou a banda em sua melhor forma... como uma banda, como uma unidade. Não estou falando apenas de solos ou coisas desse tipo, ela tinha tudo. Nós tivemos o cuidado de nunca lançá-la como single. Ela foi um marco para nós. Todo músico quer fazer algo de qualidade duradoura, algo que permanece relevante por muito tempo e acho que conseguimos isso com ‘Stairway'", afirma. 

No 20º aniversário de lançamento da música, as rádios dos Estados Unidos anunciaram que a canção havia sido tocada aproximadamente 2,874 milhões de vezes, o que contabiliza 44 anos só de reprodução. 

Também existem polêmicas ligadas à música. Muitas pessoas afirmam que o verso "If there's a bustle in your hedgerow, don't be alarmed now", quando tocado de trás para frente, trás referências satânicas. Depois dessa alegação foi criada uma lei na Califórnia que exige que todos os rótulos de produtos que podem ser lidos de trás para frente tenham um aviso prévio nas embalagens. 

Leia também: UM44K lança clipe de "Grupo Bom"

Led Zeppelin se pronunciou sobre o ocorrido, dizendo que era absurdo e ridículo. Felizmente isso não afetou o sucesso da música. Agora resta esperar o sortudo que comprará o equipamento responsável por "Stairway To Heaven" e outros sucessos.




    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.