Tamanho do texto

O gênero musical é mais popular no sudeste e centro-oeste do país

Um dos tipos musicais mais escutados pelos jovens tem sido o sertanejo.  Mas quando surgiu o gênero típicamente brasileiro? Onde é mais popular? Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir. 

O sertanejo é mais famoso em São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná
shutterstock
O sertanejo é mais famoso em São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná


Antes conhecido como "música caipira", o sertanejo teve início nos anos 1910. A palavra "sertanejo" deriva se "sertão", onde esse tipo de música era mais comum. O que grande parte das canções sertanejas tem em comum é a viola caipira. O gênero tem quatro fases:

Sertanejo raiz

Quem deu início nessa fase foi o jornalista Cornélio Pires, em 1929. A música começou com pedaços de gravações de cantos típicos do interior de São Paulo, de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. As faixas dessa época falam sobre acontecimentos do cotidiano da vida do interior. 

Um exemplo de cantores conhecidos desse tipo de música é a dupla Tonico e Tinoco e Inezita Barroso. Confira uma música da dupla:

"Moreninha Linda"


Fase de transição

Após a Segunda Guerra Mundial, novos instrumentos foram adicionados às músicas: acordeão e harpa. Nesse momento o sertanejo se tornou um pouco mais tradicional e conservador. "Transição" porque ainda não tinha chegado no sertanejo que conhemos hoje, mas também não era igual como no início. Foi nessa fase que surgiu a Festa do Peão de Barretos, em 1947. Uma dupla referência dessa época é  Torres & Florêncio:

"Cabocla Tereza"

Sertanejo Romântico

Aqui é onde entra o ritmo que conhecemos hoje em dia:Chitãozição & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e outros. A guitarra elétrica foi inclusa nas canções para fazer o ritmo "jovem", como disse a dupla  Léo Canhoto e Robertinho, no fim da década de 1960. Nessa época as duplas sertanejas ficaram mais famosas, e as letras, românticas. "Evidências", de Chitãozinho e Xororó, por exemplo, é uma das mais conhecidas da fase.

"Evidências"



Sertanejo Universitário

Mais aclamado pelos jovens e tocado em festas, o sertanejo universitário tem sido um dos mais bem sucedidos no país. Maria Cecília & Rodolfo, Luan Santana, Marília Mendonça, entre outros, são os nomes que estão em destaque na indústria musical do gênero. Os dois estados brasileiros que mais lançam duplas e cantores sertanejos são Goiás e Mato Grosso do Sul. O "universitário" vem da idade dos cantores, muitas vezes bem novos, e da idade de seus fãs, também muito jovens. 

Escute o último lançamento de Luan Santana, "Vingança":


O que mais existe hoje em dia no mercado musical são artistas em ascensão. No sertanejo não seria diferente, já que assim como no funk, muitas duplas e artistas solo veem a possibilidade de alcançar o estrelado viralizando na internet. 


    Leia tudo sobre: Luan Santana
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.